Weverton Rocha busca auxílio no Governo Federal para mais de 130mil desabrigados em todo Maranhão


O Maranhão tem cerca de 20 municípios que sfrem com enchentes todos os anos, causando milhões em prejuízos, mortes e deixando mais de 100mil pessoas desabrigadas todos os anos. Diante da inoperância de seus gestores municipais o Senador Weverton Rocha sensibilizado com a situação de mais de 130mil maranhenses que estão hoje desabrigados em várias cidades, esteve m Brasília, com o secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil, coronel Alexandre Alves, para pedir auxílio as vítimas e recursos para investimento em infraestrutura nas cidades atingidas.


“Tivemos essa audiência e vamos acompanhar todas as informações técnicas que os municípios vão prestar para a Defesa Civil. Estamos trabalhando para que o governo federal ajude essas cidades e as famílias que estão desabrigadas”, explicou Weverton.

Dados do Corpo de Bombeiros apontam que 130 mil pessoas foram afetadas e mais de 1500 famílias estão desabrigadas em várias regiões.

"Sabemos que esse número é muito maior, e que muitas cidades sequer estão nesse levantamento, a fata de investimentos em infraestrutura, o acúmulo de lixo e o descaso do poder público, ocasionam essas enchentes, nas cidades beira rio." afirmou

Em conjunto com a Famem, os parlamentares estão trabalhando para que a Defesa Civil nacional reconheça a situação de emergência. Durante a reunião, os parlamentares ressaltaram a necessidade da liberação de recursos, já que a situação no estado é crítica e o período chuvoso ainda não está nem pela metade.

Estimativas oficiais determinam 200mil desabrigados em todo o Estado até o fim do período chuvoso, já Organizações Não-Governamentais já afirmam que hoje são cerca de 215000 desabrigados em todo Estado e esse número ainda pode aumentar em 20 a 30%. A verdade é que vidas são perdidas todos os anos, casas são totalmente destruídas, pessoas adoecem e milhões em prejuízo são acumulados por civis, comerciantes e poder público. A iniciativa do Senador Weverton Rocha é formidável, o trabalho incansável do presidente da FAMEM para buscar recursos para socorrer estes municípios em parceria com Weverton com certeza trará grandes benefícios para todo o Maranhão e sua população.