Quem será o Prefeito de São Luís e Imperatriz? - ENTREVISTA EXCLUSIVA com Fernando Bastos


Na tarde de Domingo estivemos entrevistando o analista político e gestor público, Fernando Bastos, o homem por trás do maior instituto de pesquisa do Norte/Nordeste, o EMET Instituto, Bastos nos recebeu em Imperatriz aonde o seu instituto tem filial/escritório.

Num papo muito franco e direto Bastos falou o que pensa da política nas principais cidades do Maranhão, e sobre suas palestras pelo Brasil, nos revelando uma lista extensa de eventos/seminários/palestras que fará até o ano que vem e do seu livro que pretende lançar em 2020. Veja os principais pontos da entrevista a seguir...


FATORVERDADE: FB você é carioca, como veio parar no Maranhão?

"Eu sou Marioca, depois de 25 anos de Maranhão é injusto dizer que sou somente carioca. Meu pai é maranhense, metade da minha família é do Maranhão, vim para estar perto do meu pai, acabei ficando para trabalhar e me apaixonei pelo Maranhão. E só para lembrar quem escreveu o 1º Guia do Maranhão fui eu, fiz um portal de conteúdo na década de 90, fui um dos pioneiros da Internet no Brasil, e fiz este portal em 1997 que foi um dos maiores portais de conteúdo da América Latina, tendo ganho mais de 50 prêmios, sendo 27 Internacionais. Conheço o Estado como poucos, sempre o defendi, sempre o divulguei, mas mais do que isso sempre o amei."

FATORVERDADE: Esse portal Guia do Maranhão ainda existe?

"Não. Encerramos o portal depois de alguns anos, na época os custos elevadíssimos, falta de tempo e principalmente falta de apoio do setor público e privado nos desestimularam a continuar, naquela época tudo era muito novo, o Brasil estava descobrindo a internet, tudo era lento e caro. Mas tenho muito orgulho de ter levado o nome do Maranhão para outros países e outros estados do Brasil, recebíamos consultas do mundo todo sobre Turismo, cultura, etc. Tínhamos mais espaço nos veículos de comunicação do exterior do que do nosso próprio Estado, infelizmente."

FATORVERDADE: Fernando você é conhecido no meio político, como polêmico! O que você acha disso?

"Não sou polêmico, nunca fui, mas tenho caráter, opinião e coragem. Nunca me intimidei com ameaças, cargos, dinheiro ou o que quer que seja. Se me perguntam algo, me posiciono, falo olhando no olho e com o meu coração, digo o que penso na cara, e pouco me importa se quem está na minha frente é governador, deputado, prefeito, cliente, juiz, delegado ou quem quer que seja, talvez por isso algumas poucas pessoas me chamem de polêmico, deve ser pela minha franqueza e coragem."

Então vamos as 10perguntas polêmicas... tiro rápido...


FATORVERDADE: Quem vence em São Luís?

A resposta para essa pergunta é complexa, existem vários fatores que ocorrem nos bastidores que influenciam diretamente nesta eleição, eu poderia facilmente lhe dar 3 cenários facilmente. Mas como não sou de fugir, uma pergunta direta merece uma resposta direta. Se o governo e demais partidos continuarem insistindo em empurrar guela abaixo do eleitor os nomes que estão aí Braide leva no 1º turno. Agora se governo e outros partidos como PT e MDB ouvirem as vozes das ruas, podemos ter 2º turno e num 2º turno tudo é possível. Mas se as eleições fossem hoje Braide venceria facilmente.


FATORVERDADE: Quem vence em Imperatriz?

Impossível dizer! Qualquer um que disser que as eleições de Imperatriz estão definidas está mentindo. Hoje 3 nomes estão empatados tecnicamente em 1º Lugar e pelos menos 5 nomes estão claramente na disputa.


FATORVERDADE: Existe pesquisa confiável?

Claro! A do EMET Instituto é uma, você acompanha em tempo real, é impossível fraudar, inquestionável!

FATORVERDADE: Quais os nomes fortes para a sucessão do Governo do Estado?

Se o governo lançar Carlos Brandão ele automaticamente está na disputa, temos o  Senador Weverton Rocha e o Maranhãozinho que deixou de ser a sensação da baixada pra se tornar uma potência estadual.

FATORVERDADE: E quem vence?

em 2021 eu te respondo, está muito longe!

FATORVERDADE: E no cenário nacional quem são os nomes fortes pra presidente? E a sua opinião sobre a candidatura de Flávio Dino?

Vamos por partes...

sobre Dino... a candidatura de Flávio Dino é legítima e ele conseguiu um grande feito com o consorcio de governadores do Norte/Nordeste, isso lhe deu projeção nacional rapidamente. Mas o jogo nacional é brutal, muita coisa vai acontecer, além disso falta um partido de peso para Flávio.

sobre o cenário nacional ... Quanto aos nomes fortes tem o Wintzel, o Ciro Gomes e o Dória que na minha opinião vem com vantagem sobre os demais.

FATORVERDADE: Porque você não citou Bolsonaro e ninguém do PT como forte candidato?

Bolsonaro queimou o capital político dele em 8 meses de governo, se não acontecer um milagre mesmo estando no poder ele perde, mas naturalmente estará na disputa. Quanto ao PT não acredito que tenha algum nome viável para disputar as eleições.

FATORVERDADE: Qual o conteúdo de suas palestras e o seu livro?

Minhas palestras são sobre coordenação de campanha, pesquisas eleitorais, marketing político e eleitoral, direito eleitoral, prestação de contas eleitorais e temas ao redor das eleições para 2020.

E o livro é esse mesmo conteúdo de forma mais aprofundada, com mais informação e conteúdo.

FATORVERDADE: O que o você planeja para o futuro?

"A proposta do EMET Instituto é trazer a VERDADE para a política, desenvolvemos um sistema inquestionável do ponto de vista matemático, estatístico, ético e técnico. Cercamos de tanta segurança e redundância de fiscalização de dados que nem eu poderia corrompê-lo, os homens podem ser corrompidos, mas o VOX não! Nosso sistema é a prova de fraude e da corrupção humana. E os meus planos são levar o EMET para todo Brasil, trazendo a verdadeira política para todos os cantos do país. Aonde o candidato mais preparado vencerá as eleições e jamais aquele que fraudar pesquisas, aonde estivermos não permitiremos fraudes, vamos comprar esta briga e recorreremos a todas as instâncias para que a VERDADE prevaleça."

FATORVERDADE: Boa sorte,obrigado pela entrevista. Deseja falar algo para encerrarmos?

"Obrigado pela oportunidade, me coloco a disposição de todos para qualquer esclarecimento. Acessem o nosso site www.emetinstituto.com.br . Qualquer contato podem fazer por whatsapp 98 98405-8405 ou 99 99912-7890.

Junte-se a nós nessa luta para levar a verdade para a política!