PORQUE ENQUETES NÃO TEM VALOR? DIFERENÇA ENTRE ENQUETE E PESQUISA!


PORQUE ENQUETES NÃO TEM VALOR?

  1. NÃO TEM SEGURANÇA, SÃO MANIPULÁVEIS.
    A grande maioria das enquetes são FRAUDES! BLOGS, SITES E PESSOAS criam essas enquetes para manipular a população, aonde os resultados são facilmente manipulados por meio de robôs ou intervenção humana direta.
    É muito fácil fraudar, se você tiver um IP dinâmico, consegue votar quantas vezes quiser, apenas ligando e desligando o modem ou usando um programa de alterar o IP, o firefox browser bem popular permite alterar o IP nele mesmo. então já sabe enquete é brincadeira, não é confiável!
  2. NÃO TEM MÉTODO CIENTÍFICO
    As enquetes são apenas perguntas simples com resultados manipuláveis, sem utilizam de critério científico algum, numa cidade a população é dividida em vários segmentos, idade, sexo, poder aquisitivo, grau de instrução, etc...
    Para saber o que a população realmente deseja de forma CIENTÍFICA é necessário se avaliar o percentual de cada categoria dessa, o que a enquete não faz, só pelo fato de muitas pessoas sequer usarem a internet e saberem que a enquete existe já torna ela NULA.
  3. SÃO PROIBIDAS POR LEI
    No período eleitoral elas sequer podem ser realizadas, pois o TSE entendem que elas não são confiáveis, são manipuláveis e podem manipular o eleitorado.

Vejam algumas maérias sobre o tema:

  1. http://www.tse.jus.br/imprensa/noticias-tse/2018/Julho/enquetes-e-sondagens-estao-proibidas-nas-eleicoes-2018 
  2. https://blogdoevangelista.com.br/2015/10/29/site-de-noticias-da-regiao-de-paulistana-que-divulgar-enquete-podera-ser-multados-em-100-mil-reais-e-autor-pode-pegar-1-ano-de-cadeia/
  3. https://www.portalt5.com.br/noticias/brasil/2018/9/136968-legislacao-eleitoral-proibe-enquetes-nas-redes-sociais-multa-pode-chegar-a-r-329-mil
  4. https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/politica/2018/09/14/interna_politica,705897/eleitor-que-fizer-enquete-em-redes-sociais-pode-ser-multado-em-r-329.shtml 

ENTÃO NÃO CAIAM NESSA CILADA, ENQUETE NÃO TEM VALOR ALGUM, É USADA APENAS PARA MANIPULAR A POPULAÇÃO! 

DIFERENÇA ENTRE ENQUETE E PESQUISA!

Enquetes

Enquetes são pesquisas curtas, normalmente com uma única questão. Seu objetivo é ter uma indicação da opinião das pessoas sobre determinado assunto.

Diferentemente da pesquisa de mercado, as enquetes também não possuem validade estatística nem qualquer metodologia por trás. Ou seja, você não pode tomar como verdade os resultados de uma enquete. Eles servem apenas para gerar engajamento ou para dar um norte do que as pessoas pensam sobre algum tema.

As enquetes são muito usadas por veículos de comunicação para colher a opinião das pessoas sobre um tema polêmico. Na maioria dos casos, ao responder a enquete, o entrevistado imediatamente tem acesso ao resultado geral.


Pesquisa

As pesquisas, seja de mercado ou eleitorais utilizam dezenas de técnicas científicas diferentes sob um controle rígido de um profissional que é o estatístico, esse acompanhamento é feito de perto para evitar qualquer fraude e para que a amostra seja cumprida a risca.

As pesquisas também podem ser utilizadas para gerar engajamento. Mas o maior objetivo é ouvir a opinião do seu público-alvo e tomar uma decisão com base em informação.

As pesquisas são muito utilizadas por empresas em todo o mundo. Com elas, é possível avaliar a satisfação dos consumidores, entender seus hábitos de consumo e medir como está a imagem de sua marca, além de vários outros tipos de pesquisa.

Para fazer uma pesquisa, é necessário definir um problema de pesquisa e, em seguida planejar a sua pesquisa.

Outra diferença da pesquisa é que, neste caso, você define a amostra e o perfil dos participantes. Se você já leu algum post de resultados de pesquisa, pode reparar que a gente sempre descreve quem foram as pessoas que participaram. Essa é a descrição da amostra daquela pesquisa.

Nas pesquisas, não existem respostas certas e erradas. É importante que o entrevistado se sinta à vontade para emitir sua opinião livremente. Você também precisa estar preparado para lidar com as respostas, que podem ser contrárias às suas ou ainda conter avaliações negativas à sua marca ou produto.

Por trás de uma pesquisa, existem técnicas e metodologias para garantir a confiabilidade dos dados. Além da amostra, que elimina quem não atende o perfil, é possível medir se o entrevistado está dando respostas verdadeiras. No nosso Painel de Respondentes, por exemplo, nós verificamos os CPFs dos usuários cadastrados e utilizamos outros métodos de auditoria.

Fazer uma pesquisa certamente é mais complexo do que fazer uma enquete ou um quiz, mas nem por isso precisa ser complicado.

Aqui no blog nós temos diversos posts e materiais que ajudam você a criar a sua pesquisa sozinho, e também temos um time de especialistas em pesquisa de mercado pronto para te ajudar.