PESQUISA EMET AFIRMA VITÓRIA DE ARNOBIO EM JENIPAPO DOS VIEIRAS


O EMET INSTITUTO REALIZOU PESQUISA ELEITORAL EM JENIPAPO DOS VIEIRAS, REGISTRO NO TSE Nº: MA-06606/2020

Na pesquisa realizada pelo EMET INSTITUTO maior instituto de pesquisa do NORTE/NORDESTE ARNOBIO DO CARRO VELHO VEM EM 1º LUGAR COM GRANDE VANTAGEM, ALCANÇANDO 58,22% DOS VOTOS, COM ESTE PERCENTUAL A ELEIÇÃO ESTÁ DEFINIDA SEGUNDO O INSTITUTO, AFINAL O 2º COLOCADO POSSUI APENAS 40,25% DOS VOTOS.

Na espontânea praticamente não há alteração nos percentuais, o que leva ao EMET INSTITUTO afirmar que a eleição está consolidada.


Metodologia de pesquisa:
A população pesquisada é definida como pessoas maiores de 16 anos, eleitoras e residentes no Município de JENIPAPO DOS VIEIRA /MARANHÃO. Foi utilizada a técnica de entrevistas domiciliares nas zonas urbana e rural do município. O método de seleção da amostra foi o de amostragem aleatória estratificada, com repartição proporcional que consiste em identificar os subgrupos significativos (Sexo, Idade, Grau de Instrução), calculando o peso relativo (%) de cada um dos estratos na população e por fim selecionando uma amostra dentro de cada um desses grupos.

Plano amostral e ponderação quanto a sexo, idade, grau de instrução e nível econômico do entrevistado; intervalo de confiança e margem de erro:
A amostra será de tamanho igual a 750, ou seja, serão entrevistados 750 eleitores com as características determinadas a seguir. A estratificação da amostra foi feita baseada em dados do Tribunal Superior Eleitoral do Maranhão (TSE, AGOSTO/2020) em relação às seguintes variáveis: Sexo, sendo 48,2% do eleitorado do sexo feminino e 51,8% do sexo masculino; Faixa Etária, distribuída de 16-24 anos=23,2%, 25-34 anos=23,7%, 35-44 anos=20,7%, 45-59 anos=18,4% e 60 anos e mais= 14,0%; Grau de Instrução: Analfabeto ao Ensino Fundamental Incompleto =63,6%, Ensino Fundamental Completo ao Ensino Médio Incompleto=19,1%, Ensino Médio Completo ao Superior Incompleto=14,7% e Superior Completo=2,7%.  Para a variável nível econômico do entrevistado, utilizou-se dados do IBGE que mostra que a população economicamente ativa do sexo masculino corresponde a 71% e a do sexo feminino 29%. O fator previsto para ponderação é 1 (resultados obtidos em campo). Foram utilizados dados do IBGE (CENSO, 2010) para proporcionalização de 16,3% das entrevistas na Zona Urbana e 83,7% na rural. A margem de erro desta pesquisa é de 3,4 pontos percentuais; o que representa que as respostas podem variar em no máximo 3,4 p.p. para mais ou para menos e o intervalo de confiança estimado é de 95%.

Sistema interno de controle e verificação, conferência e fiscalização da coleta de dados e do trabalho de campo:
As entrevistas são realizadas por uma equipe devidamente treinada e capacitada pelo EMET INSTITUTO, os formulários são preenchidos por meio de dispositivos móveis através do aplicativo exclusivo da EMET, o sistema VOX, especialmente desenvolvido para esse fim. O App tem um sistema de verificação interna capaz de proporcionalizar a amostra e garantir o cumprimento do plano amostral pré-definido. Após a aplicação dos questionários a verificação de consistência é realizada pela Estatística contratada pela empresa para verificação das respostas e da adequação dos entrevistados aos parâmetros amostrais. Todas as coletas e coletoras são monitoradas via GPS pelo aplicativo exclusivo da EMET, o sistema VOX, que processa todo o resultado instantaneamente, disponibilizando o acompanhamento em tempo real para a estatística e equipe de fiscalização.
 
A pesquisa englobará todas as Zonas geográficas do município do JENIPAPO DOS VIEIRA /MARANHÃO.
O REGISTRO PODE SER VISUALIZADO AQUI