Mark Ruffalo ator que interpleta o Hulk diz que Bolsonaro é o verdadeiro culpado por QUEIMADAS NA AMAZÔNIA


O ator Mark Ruffalo, que interpreta o herói Hulk nos filmes da Marvel, afirmou nesse domingo (1º.dez.2019) que as queimadas na Amazônia cresceram devido às “políticas (não) ambientais” do governo de Jair Bolsonaro.

No Twitter, Ruffalo comentou nota do também ator Leonardo DiCaprio, acusado por Bolsonaro de financiar uma ONG (organização não governamental) que, segundo o presidente, teria incendiado intencionalmente áreas de preservação. DiCaprio rechaçou os ataques do mandatário.

“Pergunte a si mesmo: o que mudou recentemente no Brasil para que isso aconteça agora? Bolsonaro e suas políticas (não) ambientais”, disse Mark Ruffalo, 3 vezes indicado ao Oscar de melhor ator coadjuvante.

De acordo com Ruffalo, Bolsonaro tem usado os voluntários que protegem a Amazônia como “bodes expiatórios”.

Entenda

Em transmissão ao vivo em rede social na 5ª feira (28.nov), Bolsonaro acusou DiCaprio e a WWF de financiar queimadas criminosas no Brasil. Um dia depois, o presidente voltou a criticar o ator: “O Leonardo DiCaprio é 1 cara legal, não é? Dando dinheiro para tacar fogo na Amazônia”, disse.

Bolsonaro faz referência a uma operação da Polícia Civil do Pará que, em 26 de novembro, prendeu integrantes da Brigada de Incêndio Alter do Chão, que atua voluntariamente no combate a focos de incêndio no Pará. A ação policial foi alvo de protestos de ativistas e grupos indígenas que atuam na Amazônia. Os brigadistas foram soltos na última 5ª feira (28.nov.2019). Um novo delegado foi destacado pelo governo do Pará para acompanhar o caso. O policial é especializado em crimes contra o meio ambiente.

O ator norte-americano Leonardo DiCaprio negou, em nota oficial, que tenha feito doações a ONGs e financiado queimadas no Brasil, depois de controvérsia iniciada pelo presidente Jair Bolsonaro. “Embora mereçam nosso apoio”, disse o artista em comunicado publicado em sua conta no Instagram.

O ator disse ter orgulho de grupos que protegem ecossistemas e elogiou: “O povo brasileiro está trabalhando para salvar seu patrimônio natural e cultural”.