EMET INSTITUTO DIVULGA PESQUISA EM SÃO LUÍS E AVISA JAMAIS NOS INTIMIDARÃO!


Nesta 6ª Feira, conforme prometido, o Emet Instituto nos enviou sua pesquisa. Ficamos até meia noite esperando o Instituto enviar o resultado, pois o mesmo por questões legais só poderia envia a pesquisa  apartir do dia 14 de Agosto de 2020.

A pesquisa, segundo Fernando Bastos não o surpreendeu. “O resultado é digno do trabalho que cada um tem efetuado”, disse.

Vejamos seus comentários:

O resultado não me surpreendeu e reflete o que vemos nas ruas e nas redes sociais, candidatos que tem tido grandes lives cresceram e candidatos que possuem uma campanha mais modesta nas redes sociais tiveram um desempenho menor.


Braide mantem um percentual há muitos meses nessa faixa de percentual, desde o ano passado indicávamos o 2º turno, inclusive nosso Instituto afirmava isso quando todos os "especialistas" apontavam vitória em 1º turno. Em 2º Lugar vem Welligton do Curso, desde o ano passado ele vem alternado esta posição com Duarte Jr que já chegou a ter em 2019 um percentual maior.

A troca de partido, esvaziamento político, Procon, etc enfraqueceram um pouco Duarte, além disso, ele tem movimentado pouco suas redes sociais e talvez isso tenha o prejudicado, sem falar no Recolhimento Social, afinal Duarte Jr é um dos melhores no corpo a corpo junto ao eleitor, sempre muito sorridente e simpático, por mais que nos bastidores políticos os comentários sejam diferentes, por essas e outras aparece em 3º Lugar.

No 4º Lugar o que pode surpreender alguns vem Detinha, mas quem a acompanha nas redes sociais não se surpreende com o seu crescimento, afinal as suas "lives" tem sido de longe as mais populares, sempre com grande audiência, grande variedade de temas e sempre inovadora, agora recentemente ela passou a fazer "lives" de suas reuniões e isso tem atraído muitos eleitores, tornado seu nome conhecido, vemos que já existem setores aonde ela se destaca. Em minha opinião pode surpreender, mas isso pode cair com terra, pela mídia negativa de alguns programas políticos, recentemente ouvi em um programa de rádio que sua campanha na verdade teria apenas o objetivo de colocá-la como vice de Braide ou Duarte Jr., isso deve ser observado pelos coordenadores de sua campanha.

Em 5º Lugar o último representante do clã Sarney. Apesar de um jovem brilhante e portador de um discurso moderno e técnico, Adriano sofre com a ilha rebelde que sempre rejeitou sua família. O jovem deputado vem tentando mudar essa rejeição com projetos importantes, um discurso realmente moderno e propostas positivas para a sociedade, cresce junto ao eleitorado anti-dino, já que outros anti-comunistas parecem está no famoso "consórcio".

Em 6º Lugar muito próximo de Adriano vem Neto Evangelista, outro jovem com discurso moderno e técnico, apesar de pertencer a "nova safra" da política maranhense. Neto já é um político experiente, hábil nas suas alianças, agregou ao seu projeto nomes poderosos da política ludovicense que podem ajudar quando começar a campanha, mas tem tido dificuldades em atrair a população para as suas reuniões, e na questão virtual também tem pecado, apesar de utilizar uma mala direta quase que diária voltada para e-mails da capital, as suas redes sociais e sua comunicação anda atrás perante as dos 4 primeiros candidatos.

7º Lugar Birá do Pindaré que já foi um forte candidato, hoje vem com um percentual pequeno comparado a sua história e seu trabalho pela sociedade maranhense, Bira é um dos maiores responsáveis pelo salto de qualidade da educação do Maranhão, com projetos inclusivos e uma atuação impecável. Vinha se destacando, mas sofreu um duro golpe e muitas perdas, tanto políticas como estratégicas.

8º Lugar Rubens Jr, cresceu, eu imaginava que estaria melhor. Na minha opinião a pesquisa não registra seu crescimento real, haja vista que nas suas últimas reuniões lotadas, talvez o efeito não tenha sido detectado quando da realização da pesquisa. A indefinição junto ao PT trás dúvida da viabilidade da campanha, contudo, defendo que ele é quem mais pode crescer, pois é técnico, competente, conhecedor de gestão pública, tem um discurso simpático e de fácil entendimento popular, tem mostrado a população um lado humano que nenhum outro candidato até agora demonstrou, deputado licenciado, mas consegue fazer o povo vê-lo como povo. A sua comunicação cresceu de forma exponencial e por isso, apesar de todos os ataques é um dos que mais cresceu em percentuais, comparado com pesquisas anteriores. Havendo a união com o PT aonde poderá ficar com o maior tempo de TV, sem falar da militância mais eficiente da ilha, e claro tem que convocar seus pré-candidatos a vereador para trabalhar de forma massificada o nome dele, pois existem bairros aonde seus pré-candidatos a vereador tem grande percentual dos votos e não vejo essa transferência para Rubens. Sua coordenação deve consertar isso, reuniões devem ser feitas e posições tomadas publicamente.

9º Lugar Dr. Madeira vou me declarar impedido dessa análise, pois pessoalmente sou seu amigo e nutro profunda admiração por sua pessoa.

Yglésio Moisés 11º Lugar, novamente me declaro impedido de emitir opinião.

Jeisael Marx 10º Lugar e Flanklim Douglas 12º Lugar são avaliados pela primeira vez por nosso Instituto, então deixarei para fazer uma análise em pesquisas futuras.