DAVINÓPOLIS - PREFEITO COQUINHO REBATE MATÉRIA CALUNIOSA DOS MORCEGOS


Circula um vídeo nos grupos de whatsapp de autoria do Bruno Florentino, "personagem" conhecido da imprensa "marrom" da região tocantina, que grava e fala o que lhe pagam, que pratica uma imprensa que envergonha a todos nós jornalistas de carreira, aonde acusa sem provas, fala do que não sabe, não oferece direito de resposta, tudo em nome da POLITICAGEM DOS QUE O PAGAM PELA "MATÉRIA".

Procuramos o prefeito de Davinópolis, conhecido como Coquinho para falar sobre o vídeo e ele esclareceu os seguintes pontos:

  1. Que seguindo orientação do EX-Secretário de Saúde o sr. Julimar Hilarino, que fez primeiro a mesma DEDETIZAÇÃO nos postos de saúde e hospital, decidiu fazê-lo nos prédios públicos, pois tanto a infestação de ratos, quanto a presença de morcegos poderiam trazer doenças para crianças nas escolas, funcionários da prefeitura, assim como prestadores de serviços e a população como um todo;
  2. Bruno Florentino por ignorância ou má fé, fala em matar morcegos, por LEI morcegos não podem ser mortos e sim retirados, a remoção é complexa e deve obedecer normas técnicas rígidas;
  3. Os valores praticados pela empresa CS Controle foram muito abaixo de todos os praticados no mercado, o processo licitatório realizado de acordo com a lei e sem qualquer indicação de fraude, desigualdade, etc;
  4. Nem o ex-secretário Julimar Hilarino ou outro secretário reclamaram do serviço executado, pelo contrário autorizam o seu pagamento, devido a perfeição na execução e de acordo com o que determina a lei.
  5. Para encerrar o prefeito Coquinho informou que o Procurador do Município já foi acionado para tomar as devidas providências cabíveis quanto a CALÚNIA/DIFAMAÇÃO praticada pelo conhecido e venal Bruno Florentino, que seu video politiqueiro não irá atrapalhar as reformas que Davinópolis necessita. Disse ainda que o laudo fotográfico, o laudo técnico e vários vídeos estão a disposição da população, Ministério Público e TCE. Que o processo licitatório, a execução, assim como a autorização de pagamento estão devidamente assinada pelos ordenadores de despesa e secretários da pasta, não havendo nada que possa indicar ilícito qualquer. Disse ainda que desafia qualquer um a conseguir preço menor que o praticado para a mesma quantidade de prédios e complexidade do serviço.

Procuramos a empresa CS Controle para se manifestar sobre a questão, seu diretor disse que o vídeo em questão era criminoso e que cabe a justiça se manifestar. E nos disponibilizou a legislação ambiental que realmente não permite que se mate morcegos, provando que o Bruno Florentino levantou falso em seu vídeo, como dito antes, por ignorância ou má fé. Disse que está a disposição da justiça ou de quem quer que seja para qualquer esclarecimento.

Com relação ainda sobre a importância da remoção dos morcegos de salas de aula, prédios públicos e postos de saúde e do hospital, o responsável técnico da saúde citou vários links que falam das doenças transmitidas pelos morcegos, seu pelo e suas fezes, vários deles de secretarias de saúde de outros municípios e inclusive do Ministério da Saúde, são eles:

http://lproweb.procempa.com.br/pmpa/prefpoa/smam/usu_doc/folder_morcegos_1.pdf

http://files.bvs.br/upload/S/1413-9979/2010/v15n2/a61-63.pdf 

http://www.saude.sp.gov.br/resources/instituto-pasteur/pdf/manuais/manual_08.pdf 

http://www.saude.pr.gov.br/arquivos/File/RaivaGuiadeVigilancia.pdf 

http://www.dive.sc.gov.br/conteudos/publicacoes/Manual_de_Coleta_para_RaivaNovo.pdf 

http://www.aged.ma.gov.br/aged-participa-de-pesquisa-sobre-genetica-de-morcegos-e-circulacao-do-virus-da-raiva-no-maranhao/ 

http://www.aged.ma.gov.br/captura-de-morcegos-em-sao-domingos-marca-dia-mundial-contra-a-raiva/ 

http://g1.globo.com/ma/maranhao/noticia/2016/04/morcegos-transmissores-da-raiva-sao-capturados-na-raposa-ma.html 

É uma questão de saúde pública, o Maranhão já teve várias mortes provocadas por morcegos em outros municípios.

Que entregou ao ex-secretário de saúde JULIMAR HILARINO o laudo fotográfico, assim como para o setor de licitação e fiscal do contrato e de imediato nos forneceu um pen drive com grande quantidade de fotos e vídeos da execução do serviço. A nossa reportagem, assim como nosso setor jurídico não encontrou nada nos documentos apresentados que possam indicar fraude ou dolo ao município e vindo de quem veio ficam claros os indícios de ATO POLÍTICO de opositores ou ex-aliados.

Segue abaixo informações sobre o objeto da licitação, um trecho das dezenas de vídeos enviados, fotos da execução do serviço, o pen drive tinha um conteúdo enorme que não iremos publicar aqui, mas tanto prefeitura, como a CS Controle se colocaram a disposição para fornecer a qualquer interessado o conteúdo completo dos laudos técnicos e fotográficos.