PORQUE ENQUETES NÃO TEM VALOR?
Vejam algumas maérias sobre o tema:
ENTÃO NÃO CAIAM NESSA CILADA, ENQUETE NÃO TEM VALOR ALGUM, É USADA APENAS PARA MANIPULAR A POPULAÇÃO!
DIFERENÇA ENTRE ENQUETE E PESQUISA!
Enquetes
Enquetes são pesquisas curtas, normalmente com uma única questão. Seu objetivo é ter uma indicação da opinião das pessoas sobre determinado assunto.
Diferentemente da pesquisa de mercado, as enquetes também não possuem validade estatística nem qualquer metodologia por trás. Ou seja, você não pode tomar como verdade os resultados de uma enquete. Eles servem apenas para gerar engajamento ou para dar um norte do que as pessoas pensam sobre algum tema.
As enquetes são muito usadas por veículos de comunicação para colher a opinião das pessoas sobre um tema polêmico. Na maioria dos casos, ao responder a enquete, o entrevistado imediatamente tem acesso ao resultado geral.
Pesquisa
As pesquisas, seja de mercado ou eleitorais utilizam dezenas de técnicas científicas diferentes sob um controle rígido de um profissional que é o estatístico, esse acompanhamento é feito de perto para evitar qualquer fraude e para que a amostra seja cumprida a risca.
As pesquisas também podem ser utilizadas para gerar engajamento. Mas o maior objetivo é ouvir a opinião do seu público-alvo e tomar uma decisão com base em informação.
As pesquisas são muito utilizadas por empresas em todo o mundo. Com elas, é possível avaliar a satisfação dos consumidores, entender seus hábitos de consumo e medir como está a imagem de sua marca, além de vários outros tipos de pesquisa.
Para fazer uma pesquisa, é necessário definir um problema de pesquisa e, em seguida planejar a sua pesquisa.
Outra diferença da pesquisa é que, neste caso, você define a amostra e o perfil dos participantes. Se você já leu algum post de resultados de pesquisa, pode reparar que a gente sempre descreve quem foram as pessoas que participaram. Essa é a descrição da amostra daquela pesquisa.
Nas pesquisas, não existem respostas certas e erradas. É importante que o entrevistado se sinta à vontade para emitir sua opinião livremente. Você também precisa estar preparado para lidar com as respostas, que podem ser contrárias às suas ou ainda conter avaliações negativas à sua marca ou produto.
Por trás de uma pesquisa, existem técnicas e metodologias para garantir a confiabilidade dos dados. Além da amostra, que elimina quem não atende o perfil, é possível medir se o entrevistado está dando respostas verdadeiras. No nosso Painel de Respondentes, por exemplo, nós verificamos os CPFs dos usuários cadastrados e utilizamos outros métodos de auditoria.
Fazer uma pesquisa certamente é mais complexo do que fazer uma enquete ou um quiz, mas nem por isso precisa ser complicado.
Aqui no blog nós temos diversos posts e materiais que ajudam você a criar a sua pesquisa sozinho, e também temos um time de especialistas em pesquisa de mercado pronto para te ajudar.