EMET SAI DAS ELEIÇÕES CONSAGRADO COMO O INSTITUTO QUE MAIS ACERTOU RESULTADOS


O EMET Instituto confirma sua supremacia em pesquisa, como o mais confiável e acertivo de todo Nordeste e Pará, no Pará 100% de acerto, Piauí 100% de acerto, Tocantins 100% de acerto e no Maranhão de 334 pesquisas realizadas apenas 2 erros ficando com 99,4% de acertividade e sendo o úncio a indicar resultados em cidades importantes de todo Estado como Rosário, por exemplo.

Além disso o EMET Instituto desde Abril de 2019 já acertava o resultado das eleições de 2020, aonde indicava Braide x Duarte Jr no 2º turno, aonde a imprensa de uma maneira geral dava a vitória pra Braide em 1º turno na época. Assim como o EMET Instituto seu presidente o analista político Fernando Bastos sai consagrado como cabeça pensante da política maranhense, acertando o cenário político e antevendo as movimentações políticas indicando resultados, uniões, traições e muito mais. 

Se já não fosse suficiente prever a traição de Roberto Rocha a Welligton do Curso com 1 ano de antecedência em entrevista dada para nossa editora chefe Dora Alice, Fernando Bastos acertou o resultado em Imperatriz e Açailândia, aonde em reunião com vários candidatos pequenos afirmou:

"Se vocês não se unirem, vão eleger Assis!"

Em Açailândia, após o grupo de Benjamin fazer muita festa pela quantidade de "ESTRELAS" no "GRUPÃO", mais uma vez foi contundente:

"INCHOU, NÃO CRESCEU, SE ALIOU A POLÍTICOS ANTIGOS COM DESGASTE EM TODO ESTADO, PERDEU CHEIRO DE NOVO E AGORA CARREGA A CAATINGA DE RAPOSAS VELHAS DA POLÍTICA MARANHENSE, SE NÃO ABRIR O OLHO E BAIXAR A BOLA, ALUÍSIO LEVA!"

Em São Luís não foi diferente, afirnou que dificilmente Welligton do Curso seria candidato, devido a acordos de bastidores envolvendo Imperatriz e um projeto estadual, afirmou que Neto e Rubens Jr cresceriam alavancados por seus candidatos a vereador e disse que se o Governador não chamasse "na CATRACA" os candidatos a vereador Duarte Jr que iria pro 2º turno. Quanto ao resultado do 2º Turno acertou novamente dando de 8 a 10% a diferença entre Braide e Duarte Jr, podendo chegar a 11% em uma entrevista ao jornalista Isaías Rocha.

Perguntamos a Bastos sobre 2022 e ele novamente profetiza possíveis surpresas:

"Na minha opinião o PDT, foi o maior derrotado, saiu enfraquecido perdeu em muitas cidades importantes do Estado, foi o que mais venceu, mas em cidades sem densidade eleitoral e pouca expressão política. Já Brandão provou pra todo mundo que não é tolo, muito menos está morto. Maranhãozinho concretiza sua posição de liderança estadual, com poder de articulação e principalmente como maior infraestrutura política do Estado. Roberto Rocha também cresceu e muito e deixou claro para todo Estado que é amigo pessoal de Bolsonaro e tem nele forte aliado para 2022, afinal o peso dos investimentos do Governo Federal no Maranhão deram a ele e seus aliados cidades importantes, mas sofreu grande derrota no sul do Maranhão."

E quem sai na frente? Quem são os candidatos mais fortes na sua opinião?

Está muito cedo para tais afirmações, apenas sabemos que Roberto vem com Bolsonaro, mas o mesmo estará numa campanha de re-eleição, Brandão talvez seja o candidato de Flávio, o senador Weverton Rocha mesmo tendo perdido em todas as cidades importantes do Estado continua sendo um nome forte, existem outros nomes que ao meu ver ficarão pelo caminho e farão acordos. Maranhãozinho pode ajudar a decidir as eleições com sua força política e infraestrutura. Mas eu acho que teremos grandes surpresas até lá e tudo pode mudar, e por isso não antecipo favorito.

Quias seriam essas surpresas?

Edivaldo Holanda Jr deixa a preferitura de São Luís com mais de 60% de aprovação, tem a simpatia de muitas forças políticas, dão como certa a sua saída do PDT, dependendo de onde ele se filiar e de seu poder de articulação pode surpreender a todos por exemplo. Caso ele seja candidato já muda totalmente o cenário político e se não vencer com certeza arruinaria as pretensões de outro candidato na minha opinião.

Fim das eleições quais os seus planos?

Férias! Mas o instituto irá iniciar um levantamento inédito em várias cidades do Estado, mas isso falamos depois em outra entrevista, fiquem com Deus, agradeço o apoio de todos durante toda a campanha e meu muito obrigado pelas oportunidades de expor meus pensamentos e visão sobre a política do Maranhão.